Se torne um Herói de Negócios!

Se torne um Herói de Negócios!

Deixe seu e-mail aqui para receber estratégias de investimentos e negócios gratuitamente!

Seus dados 100% Seguros!

Você sabe o que é um IPO e qual a importância dele?

Você sabe o que é um IPO e qual a importância dele?

Centauro, Neonergia, Vivara, C&A, Banco BMG, entre outros. 2019 definitivamente está sendo o ano dos IPO´s na Bolsa de Valores Brasileira, a [B]3. Mas na prática, você sabe o que é um IPO e qual a importância dele pra empresa que vai começar a negociar na bolsa, bem como a oportunidade para os investidores?

IPO (Initial Public Offering), Oferta Pública Inicial traduzido para o português, é o termo utilizado para definir o processo feito para que se inicie a negociação de determinada empresa na Bolsa.

Impulsionados pelos mais de 1 milhão de CPF´s cadastrados na bolsa de valores, as empresas enxergam uma excelente oportunidade de captar dinheiro fazendo o IPO e começando a negociar suas ações na bolsa de valores.

Qual o interesse de uma empresa abrir o capital e negociar suas ações na Bolsa de Valores?

O IPO é uma alternativa das empresas para captar recursos. Estes recursos oriundos das vendas de ações servem para: Obter liquidez patrimonial, aquisição ou incorporação de novas empresas tendo ações como moeda de troca, maior visibilidade no mercado, aprimorar as práticas de governança corporativa, fortalecer a imagem institucional, facilitar a reestruturação societária, aumentar suas vantagens competitivas e enfim, eternizar o seu negócio.  As empresas podem ver no IPO inclusive, uma alternativa para liquidar suas dívidas.

Continua depois da publicidade.

O IPO não é um processo nada em conta para empresa, pois envolve empresas de auditoria terceirizada, advogados, instituições financeiras, entre outros. Além disso, é claro, a empresa tem que estar “redondinha”, com uma excelente governança corporativa e com os processos internos impecáveis (que também não custa nada barato para a empresa), por isso não é fácil abrir o capital e lançar ações na bolsa de valores se não houver um propósito definido para isto.

Qual a oportunidade de ganhar dinheiro para os acionistas?

Investidores em ações mais “conservadores” (apesar do termo não combinar muito com renda variável) preferem não entrar em IPO devido a grande volatilidade da ação nos primeiros dias dentro da bolsa de valores, ou seja, preferem aguardar determinado tempo (meses ou mesmo no mínimo um ano) para investir, já que dentro deste período, a ação provavelmente já tenha sido precificada por seu preço justo.

Por outro lado, investidores com perfis mais arrojados, veem no IPO uma grande chance de ganhar muito dinheiro. Isso porque, antes da negociação “oficial” na bolsa, os investidores podem reservar determinado valor (entre mínimo e máximo estabelecido pela empresa) para garantir a sua “fatia” na participação no IPO e em inúmeros casos, a ação chega a valorizar muito, ultrapassando 100% no mesmo dia do IPO (ex: Linkedin valorizou 109,4% no IPO na Bolsa de NY). Esta prática de reservar as ações e vende-las no IPO é chamada de Flipagem.

*Este artigo não é uma recomendação de compra de qualquer tipo de ação ou participação em IPO.

E aí, diz pra gente nos comentários, você investiria em um IPO para flipar ou seu perfil de investidor é de holder focando o longo prazo?

Ah, e fiquem ligados nas nossas redes sociais que vem muita novidade em breve. 2019 também é O ANO do Herói de Negócios!

E aí. Já começou a investir no mercado financeiro? Leia mais sobre clicando aqui!

Aproveita e se inscreva em nosso YouTube
Siga-nos no Instagram
Curta nossa página no Facebook

Sobre o Autor

Pedro Mellado
Pedro Mellado

Formado em administração e negócios, MBA na FGV em Gestão Financeira, pós graduado em Recursos Humanos com 6 anos de Santander como assistente e Gerente Empresas.

0 Comentários

Deixe uma resposta