Se torne um Herói de Negócios!

Se torne um Herói de Negócios!

Deixe seu e-mail aqui para receber estratégias de investimentos e negócios gratuitamente!

Seus dados 100% Seguros!

Como trabalhar em uma instituição financeira?

Como trabalhar em uma instituição financeira?

Você já se perguntou como trabalhar em uma instituição financeira? Muitos brasileiros sonham em trabalhar em bancos como o Itaú, Santander e Bradesco pois essas instituições financeiras tem um plano de carreira e uma perspectiva de crescimento muito grande.

Na contramão, outros brasileiros optam por seguir o caminho mais voltado ao mercado financeiro em si, trabalhando em corretoras como a XP Investimentos, Rico ou na própria B3. Nesse artigo, você saberá o que é preciso para ingressar nessas instituições financeiras e como trabalhar em uma instituição financeira.

O Começo da Jornada

Primeiramente, uma graduação é essencial. Algumas áreas e vagas pedem graduação em administração, economia, finanças, contabilidade e correlacionados. Porém, outras vagas mais dependem das certificações que você adquiriu do que o próprio curso superior que você tem.

Para quem ainda está na faculdade, o estágio é o ideal, pois te dá um passo a frente dos demais candidatos que irão tentar uma vaga somente depois da formação acadêmica. Se o estágio te dá um passo à frente, o trainee te dará dois. Para ambos, há muitas oportunidades para os novatos, tanto em corretoras quanto bancos, e o ideal é você sempre ficar atento direto no site das mesmas como também em seus respectivos LinkedIn – e, do fundo do meu coração, espero que em pleno ano de 2019 você já tenha uma conta nessa rede social incrível. No final dessa matéria, você encontrará um copilado de links com vagas de emprego nas maiores corretoras e agências bancárias do país! Continue lendo meu amigo(a)!

Continua depois da publicidade.

Guerra Infinita pelas Certificações

Aqui começa sua saga pelas certificações financeiras, que fará muita diferença na hora do recrutador escolher o candidato para certa vaga. Não há outro caminho. Para conquistar e solidar uma carreira no mercado financeiro, você precisará estar se qualificando sempre, e as certificações farão isso.

CPA-10
A queridinha dos iniciantes, sem dúvidas é a prova mais realizadas de todas. Ideal para trabalhar na prospecção e venda de produtos aos clientes, principalmente em agências bancárias. Hoje em dia, praticamente todas as vagas de emprego necessitam ao menos a CPA-10, até mesmo a de caixa em banco e/ou estagiário. O exame possui 50 perguntas. Você precisa acertar 70%.

CPA-20
O level 2 da CPA, se destina aos heróis que tem contato com investidores qualificados (mais de R$1M aplicados no mercado de valores). Geralmente, os gerentes que atendem segmentos Private, Corporate e Personnalite devem ter no mínimo essa lindeza aqui, ou seja, seguimentos de alta renda. A maioria das corretoras, como a XP por exemplo, também prioriza no mínimo essa certificação. Outra coisa importante de ressaltar é que muitos já vão direto para a CPA-20, deixando de fazer a CPAzinha. O exame possui 60 perguntas. Você precisa acertar 70%.

CEA
Digamos que o certificado CEA é o level 3 das certificações CPA. Essa prova já e mais focada para os profissionais que vão assessorar gerentes de contas de investidores e não para os quem atende o público geral, porém quem é certificado CEA tem o direito de exercer qualquer vaga que exija a CPAzinha e/ou CPA-20. O exame possui 70 perguntas. Você precisa acertar 70%.

Continua depois da publicidade.

ANCORD
Esse certificado é focado para aqueles que querem ser o próximo Lobo de Wall Street, ou quase isso. O objetivo do exame é dar a qualificação necessária para você atuar como AAI (Agente Autônomo de Investimentos). As instituições bancarias não pedem esse tipo de certificação, porém todas as corretoras de investimentos exigem quando o assunto é vaga de AAI. O Thiago Nigro, @thiago.nigro, dono do canal “O Primo Rico”, começou com essa aqui.

CNPI
Para ser um Analista de Valores Mobiliários, o certificado CNPI é obrigatório pela CVM. Há três tipos de CNPI: para analistas fundamentalistas, para analistas técnicos e para analistas plenos. A CNPI é dividida em três provas com 60 perguntas cada. Nesse vídeo do Tiago Reis @tiagogreis, você poderá entender mais sobre essa certificação:

CFP
A certificação do CFP permite você se tornar um planejador financeiro, atuando no desenvolvimento das melhores estratégias de acordo com o cliente. CFP, do inglês “Certifed Financial Planner”, segue um conceito internacional e hoje é uma das principais certificações do mercado financeiro.

Um certificado CFP possui grande respeito dentro do mercado financeiro, pois o mesmo demonstra vasta experiência e conhecimento em planejamento financeiro pessoal. Geralmente, esse certificado é requisito apenas nos grandes cargos das agências bancárias e cooperativas. Além de ser aprovado na prova, também será necessário ter no mínimo 3 anos de experiencia comprovada na área de planejamento financeiro de pessoas físicas e/ou jurídicas.

PQO
Esse certificado é muito interessante para quem tem o desejo de trabalhar na B3, atestando o seu conhecimento no mercado dos profissionais que atuam nessa área. Para essa certificação não há requisitos prévios quanto à formação acadêmica. A prova é composta por 60 questões e a recertificação de 30 perguntas. Você precisa acertar, no mínimo, 60%.

Continua depois da publicidade.

CFA
A “Manopla do Infinito” do mercado financeiro, que vale no mundo todo. Essa certificação desejada por muitos, é considerada por todos a mais difícil. A taxa de aprovação chega apenas a 10%. Esse certificado possui 3 provas, Nivel I, Nivel II, Nivel III e para obter todo esse poder dessa certificação, será preciso passar em todos esses níveis. Você terá 6 horas para cada nível.

Como foi dito a cima, essa prova vale no mundo inteiro, ou seja, você tem que manjar dos “paranaue” dos “English”, pois a prova é totalmente em inglês. Com esse certificado não há dúvidas que você dominará o “mundo financeiro”.

Se Preparando para a Guerra

É possível encontrar muitos canais e aulas gratuitas no YouTube sobre todos esses certificados, porém o que mais me ajudou até o momento (estou na CPA-20), foi o canal “Eu Me Banco!”. Eles possuem um vasto conteúdo gratuito de CPA-10 e CPA-20 em seu canal, tanto aulas separadas por módulos como também simulados. Outro ponto show de bola são as lives onde é possível interagir com o professor Fábio, tirando as dúvidas que podem surgir na hora.

O pessoal do “Eu Me Banco!” tem anos de experiência atuando no sistema bancário. Diante da falta de profissionais qualificados na área de gerência e investimentos de bancos e corretoras, eles resolveram usar toda essa experiencia adquirida na área de investimentos, relacionamento e auditoria, para contribuir com os profissionais que desejam começar ou dar um “up” em suas carreiras.

Hoje, a instituição “Eu Me Banco!” possui mais de 600 alunos – sendo eu um deles, onde pretendo continuar outras certificações com o professor Fabio Louzada – entre os cursos e simulados CPA10, CPA20, CEA e ANCORD.

Site Eu Me Banco!
Linkedin
YouTube
Instagram
App Apple
App Android

Continua depois da publicidade.

Tony Stark das Certificações

O professor Fabio Louzada, graduado em gestão financeira pela FGV e pós-graduando em finanças, tem mais de 11 anos de experiencia no mercado financeiro, com passagens pelo Bradesco (Corretora e Prime), Itaú Personnalite, Citibank, Santander Select e como Especialista em Investimentos. Também vale mencionar: – Atuou como professor da EA Certificações (UOL EDTECH). – É Candidato CFA Level II. – É Colunista da Investing.com. – É Industry Mentor do CFA Socity Brazil. – Fundador da empresa de geração de conteúdo em finanças, investimentos e economia “Eu Me Banco!”. Possui os certificados CPA-10, CPA-20, CEA, CFP, CGA, CNPI, PQO e ANCORD.

Além de todo esse conteúdo gratuito e de alta qualidade, o “Eu Me Banco!” possui cursos presenciais (em São Paulo) e cursos a distância, que vão lhe proporcionar ser aprovado em 15 dias.

O Curso EAD CPA-20:

– 500 questões comentadas em vídeo.
– 6 meses de acesso.
– Whatsapp do Prof. Fabio Louzada.
– Método de aprendizagem único.
– Objetivo de passar em até́ 15 dias.
– Mentoria de estudos.
– Curso 100% atualizado com edital.
– Professor com mais aprovação em certificações de investimentos no mercado.
– Aulas gravadas.
– Aplicativo personalizado do Eu me Banco para você baixar (Android e Apple).
– O acesso ao curso é pessoal e intransferível .

O curso online do “Eu Me Banco!”, separado por módulos.

O Curso Presencial CPA-20:
– 24 horas de aulas + 15 Simulados.
– Whatsapp do Prof. Fabio Louzada.
– Método de aprendizagem único.
– Mentoria de estudos.
– Curso 100% atualizado com edital.
– Professor com mais aprovação em certificações de investimentos no mercado.
– Aplicativo personalizado do Eu me Banco para você baixar (Android e Apple).
– 800 questões comentadas em vídeo.
– Apostila impressa exclusiva.
– Ferramenta de memorização.
– Caneca Eu me Banco!

Cada módulo é separado por vídeos com determinado assunto, onde o professor Fabio ensina de forma fácil e clara.
Simulados com mais de 500 questões comentadas em vídeo.
Mini simulados, simulados completos, simulados que não acabam mais. O curso possui mais simulados que os finais que o Dr. Estranho viu.

Não há dúvidas que o conteúdo é de extrema qualidade e que é o melhor caminho para dar inicio a “guerra” para adquirir esses certificados. Acredito que, no futuro, O Eu Me Banco! terá outros cursos para outras certificações. Se o seu objetivo é trabalhar no mercado financeiro, dá uma passa lá no site e canal deles e boa sorte!

Ultimato

Como prometido, fica aqui alguns links para você se candidatar as vagas de emprego que as maiores instituições financeiras do país oferecem. Lembrando que as certificações lhe permitirá um vasto campo de escolha, por tanto, não se prenda muito apenas em agências bancárias. Como trabalhar em uma instituição financeira? O primeiro passo estão aqui:

Bancos Privados Itaú Bradesco Santander ABC Brasil Safra Citibank BTG Pactual
Bancos Digitais Inter NuBank AgiBank Neon Modalmais
Cooperativas Sicredi Sicoob
Corretoras Grupo XP Rico Clear Easynvest

Já começou a investir no mercado financeiro? Leia mais sobre clicando aqui!

Aproveita e se inscreva em nosso YouTube
Siga-nos no Instagram
Curta nossa página no Facebook

Sobre o Autor

Felipe Mila
Felipe Mila

Formado em administração e negócios pela Bluefield College, Estados Unidos, criador do @heroidenegocios, empreendedor digital e investidor "Buy and Hold".

1 Comentário


Deixe uma resposta