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O Marketing Digital vai alavancar seu negócio!

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Se o Tiago Reis, CEO da casa de analises Suno Research, fosse lhe dar um conselho hoje sobre empreendedorismo seria: invista em internet. Hoje, 62% da população brasileira já se conecta ao mundo digital e 58% estão em busca de um serviço ou produto na internet. Nesse artigo, você irá entender o poder desses números e o porquê o marketing digital vai alavancar seu negócio.

O que é e como funciona?

O Marketing Digital é a conexão das empresas com seus clientes dentro do mundo online, constituído de estratégias de marketing para serem aplicadas na internet, nas diferentes ferramentas que ela possui, promovendo seu serviço, negócio ou produto.

A internet é a maior fonte de informação nos dias de hoje, e as empresas estão investindo cada vez mais em conteúdo relevante para as pessoas que estão interessadas em determinado assunto. Por exemplo, preste atenção na próxima vez que você pesquisar sobre um produto ou serviço. Pouco tempo depois você vai perceber que aparecerá várias propagandas desse assunto que você acabou de pesquisar em suas páginas de internet e redes sociais.

“O objetivo do marketing digital é entregar o produto certo para a pessoa certa na plataforma certa.”

Como começar

Independentemente qual é a área do seu serviço ou produto, o marketing digital irá te ajudar a captar novos clientes. Médicos, dentistas, analistas financeiros, empreendedores, microempreendedores, restaurantes, startups, TODOS tem espaço na internet.

O primeiro passo é definir os “4 P’s do marketing” baseado em seu negócio. São eles:

Product – Produto/Serviço

Place – Lugar

Price – Preço

Promotion – Promoção

Usarei como exemplo a hamburgueria “Seu Burger” da cidade de Araraquara, interior de São Paulo.

O produto principal que eles vendem são lanches/hamburgueres gourmet; O Lugar é como os clientes chegarão até a hamburgueria, logo o endereço do restaurante e o telefone para entrega a domicilio;
O preço é o valor médio não só do produto mas como também do valor que ele agrega;
A promoção são os canais onde será divulgado seus lanches. E nesse quesito, o “Seu Burger” tem um grande diferencial que faz com que eles se destaquem:

Seu Burger fez esse post que viralizou durante o filme Vingadores: Ultimato.

O marketing diferente e engraçado que o “Seu Burger” realiza no Facebook, geralmente com assuntos do momento, faz com que as próprias pessoas compartilhem suas fotos e que seus consumidores marquem outros indivíduos nesses posts, criando um engajamento enorme e levando o nome da hamburgueria para mais e mais pessoas, conquistando novos clientes. Veja mais sobre a hamburgueria aqui: FACEBOOK SEU BURGER.

“O seu produto ou serviço é a base de todo o seu negócio.”

Ferramentas que você deve usar

De acordo com a pesquisa do Hootsuite em 2018, 62% da população brasileira está ativa em alguma rede social e que 58% buscam um serviço ou produto na internet. As redes mais acessadas são: YouTube (60%), Facebook (59%), WhatsApp (56%) e o Instagram (40%), onde esse último cresce em um ritmo mais acelerado.

Caso seu negócio seja uma grande empresa, o ideal seria estar presente em todas essas redes sociais, porém é importante focar naquela onde seu público está mais concentrado. Geralmente, os jovens estão mais no Instagram e YouTube, enquanto o pessoal mais velho está em sua maioria no Facebook.

No gráfico acima, vemos que 139.1 milhões de brasileiros estão conectados na internet, sendo que 122 milhões estão nas redes sociais.

Facebook – O Brasil é o terceiro país mais ativo nessa rede social, perdendo apenas para os Estados Unidos e Índia. O ideal aqui é promover sua marca através do “Facebook Business”, uma ferramenta própria e grátis da própria rede social que te dá todos os dados das pessoas que visitam a sua página: horário de visitas, idade das pessoas, gênero, localidade, entre outros. Além disso, a comunicação com seu cliente se torna mais fácil, tendo um feedback imediato do seu serviço. Também é possível promover seu negócio através de um tráfego pago, onde você atinge muito mais fácil o seu público alvo por um custo que o Facebook cobra. Ótimo para restaurantes, lojas, clínicas e microempresas.

Instagram – Hoje em dia, o Instagram é a rede social queridinha não só do Brasil, mas do mundo todo. É a rede social que mais cresce, em um ritmo muito acelerado. A rede vem inovando com diversos conteúdos e novas funções que ajudam as empresas a segmentar seu serviço. No exemplo ao lado, o médico André Baraldo usa seu Instagram para não só divulgar sua clínica, mas também para AGREGAR conhecimento sobre rinoplastia e cirurgia facial. Isso significa que ele não fica promovendo propagandas e mais propagandas, mas sim ele explica sobre seu dia a dia, da dicas para seu público, entra ao vivo para conversar com seus seguidores entre outros conteúdos totalmente de graça. Fazendo isso, ele se conecta com seu público, criando uma reputação online e conquistando novos pacientes.

Quem você acha que o potencial cliente iria escolher? O Dr. Marcos que só fala faz propaganda em sua rede social ou o Dr. Andre Baraldo, que gera conteúdo e mais conteúdo? Fácil de saber essa resposta.

WhatsApp – De acordo com o jornal “O Estado de São Paulo”, 120 milhões de brasileiros estão no aplicativo de mensagens instantâneas. Enquanto você só usa para falar com a sua família e amigos, muitas marcas estão usando o “WhatsApp Business” para facilitar a comunicação com seus consumidores. Essa função do WhatsApp possibilita respostas e mensagens automáticas para os clientes que adicionar seu número.

YouTube – A maior plataforma do mundo pode gerar muito dinheiro para seus “Youtubers”, porem ela também pode lhe gerar muito dinheiro através de marketing! 47,2% das marcas brasileiras investem em propagandas no YouTube! Além do trafego pago que sua marca pode promover nessa plataforma, você também pode agregar valor ao seu cliente por aqui, gerando conteúdo para quem assiste. Por exemplo, digamos que você tenha uma doceria. Uma vez ou outra, você poderia gravar uma receita, explicando passo a passo como fazer um determinado bolo, ou ate mesmo contando como foi que surgiu a sua microempresa de doces. No YouTube, a imaginação é o maior diferencial!

Conclusão

O objetivo do marketing digital é criar e gerar valor para o público certo, usando a ferramenta certa. Fazendo isso, você alcançará mais clientes e, consequentemente, venderá muito mais.

Há vários tipos de estratégias de marketing digital. Se você for iniciante, você deve se tornar um mestre em apenas uma ferramenta do que tentar aplicar em todas as estratégias e não conseguir atingir seus objetivos no mundo online.

Se você chegou até aqui, meu muito obrigado. Todo o sucesso do mundo para você!

Forte abraço, herói!

Glossário

Tráfego Orgânico: Usar as funções das ferramentas online para gerar conteúdo e promover seu negócio, captando clientes sem pagar anúncios.

Tráfego Pago: pagar uma rede social (Facebook, YouTube, Instagram) ou um algo/alguém com influencia digital para divulgar seu serviço/produto.

Networking: Aumentar sua rede de contatos online, geralmente com os mesmos interesses, trocando ideias e informações que podem fazer a diferença em seu negócio online. Copywriting: Escrever texto ou anuncio chamativo usando gatilhos mentais que irão atrair seus clientes a ler.

Fonte: Hootsuite em inglês. Gostou? Compartilhe com os amigos nos links abaixo! 🙂

Sobre o Autor

Felipe Mila
Felipe Mila

Formado em administração e negócios pela Bluefield College, Estados Unidos, criador do @heroidenegocios, empreendedor digital e investidor "Buy and Hold".

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