Se torne um Herói de Negócios!

Se torne um Herói de Negócios!

Deixe seu e-mail aqui para receber estratégias de investimentos e negócios gratuitamente!

Seus dados 100% Seguros!

As Diferentes Classes de Ações

As Diferentes Classes de Ações

As ações tem diferentes tipos de classes, conforme o direito que as empresas concedem aos seus acionistas/investidores. Nesse artigo, você irá entender as classificações das ações, o que elas significam e qual seria a melhor escolha para a suar carteira. Saiba agora as diferentes classes de Ações:

Continua depois da publicidade.

Ações Ordinárias (ON)

Esta classe de ações possui o direito de voto nas assembleias administrativas. Entretanto, para o pequeno investidor que possui poucas ações naquela instituição, o poder de voto pode não ser muito relevante.

Concede ao acionista o direito de, ao menos, 80% de tag along, ou seja, no caso de troca de controle da companhia, tem direito a receber no mínimo, 80% dá oferta. Seu código e identificado pelo número terminado em 3. Exemplos: MGLU3 (Magazine Luiza), ITUB3 (Itaú), VALE3 (Vale).

Ações Preferenciais (PN)

Possuem prioridade na hora de distribuir os dividendos da empresa, porém não possui direito a voto (a não ser que a companhia fique três anos sem pagar o direito do acionista em dividendos).

Em caso de falência da empresa, possuem mais chance de recuperar o capital investido. Entretanto, vale lembrar que empresas de grande porte e que são solidas no mercado, há um risco muito baixo disso acontecer.

Seu código de identificação pode ser indicada pelo número final 4, 5 ou 6. o que diferencia um do outro é a porcentagem dos dividendos recebida pelo acionista. Exemplos: ITSA4 (Itausa), USIM5 (Usiminas), UNIP6 (Unipar).

Units

Também é conhecida como certificado de deposito de ações, representa um pacote composto por ações preferenciais e ordinárias, em alguma proporção.

Possuem os mesmos direitos das ações preferenciais e ordinárias, respeitando a proporção na qual o pacote foi montado.

Identificada pelo número final 11, a composição de cada Unit depende da estrutura de capital da empresa. O mais comum é ter 1 ação ON e 2 ações PN.

As diferentes classes de Ações
Ações Preferenciais (PN)

Conclusão

É muito importante para o investidor iniciante entender a classificação de cada ativo, pois isso faz uma grande diferença na hora de receber seus dividendos e até mesmo ter poder sobre a empresa que você se tornou sócio. Espero que tenha gostado e entendido as diferentes classes de Ações que nos temos.

E aí. Já começou a investir no mercado financeiro? Leia mais sobre clicando aqui!

Aproveita e se inscreva em nosso YouTube
Siga-nos no Instagram
Curta nossa página no Facebook

Sobre o Autor

Felipe Mila
Felipe Mila

Formado em administração e negócios pela Bluefield College, Estados Unidos, criador do @heroidenegocios, empreendedor digital e investidor "Buy and Hold".

0 Comentários

Deixe uma resposta